sábado, 2 de abril de 2011

Legião Urbana



No início da minha juventude, tive o privilégio de ver muitas bandas de música surgirem no Brasil com uma intensidade marcante. Dentre essas bandas, destaco Legião Urbana, que para mim foi uma das que mais me  marcou na época e que tinha um compositor-poeta que admiro muito, Renato Russo. Lembro muito bem da primeira música que ouvi e me identifiquei, "Será" do seu primeiro álbum e "Ainda é Cedo"...um disco com letras politizadas que fazem críticas a diversos aspectos políticos do Brasil e com canções de amor que são verdadeiras obras de arte. Comprar os discos na época era tão caro! Mas era tudo de bom, uma realização. Daí em diante, após o estouro dessa banda, todos os discos sempre foram sucesso. Destaco entre tantas músicas que adoro: Índios, Tempo Perdido, Angra dos Reis, Giz, Vento no Litoral, Sereníssima, Metal Contra as Nuvens, pais e Filhos, 1º de Julho e...todas! 
Ouvir Legião Urbana, dependendo do estado de espírito e da música, remete a sensações que só me fazem bem, mesmo as músicas dramáticas, faz pensar na vida. As letras tão poéticas me faz querer ouvir cada vez mais. Mas também, Renato se inspirava para compor nada mais, nada menos que em: Beatles, Ramones, The Smiths, The Cure e no filósofo Jean-Jacques Rousseau.
Não esqueço nunca da frase que em dos seus shows Renato disse: "A verdadeira Legião Urbana são vocês!"
Hoje, como tudo se tornou mais fácil, o prazer foi comprar todos os cd's da banda. Agora é só curti-los.

Curiosidades:

*Quando perguntado sobre qual era a sua música que mais gostava, Renato Russo sempre dizia: Giz. Ele dizia que a música era perfeita, que não faltava nada à ela.

*Durante um show em São Paulo, um fã jogou uma garrafa em Renato pedindo para ele parar de falar e apenas cantar.Renato Russo tirou os sapatos e ficou o restante do tempo deitado olhando para seu relógio de pulso, quando acabou ele se levantou e disse: "Obrigado pela educação, agora eu tenho que ir, já estou atrasado".

*No show de estréia do Legião, os rapazes da banda Plebe Rude subiram ao palco e tocaram uma música incentivando que as pessoas votassem em branco. Era época de fim da ditadura militar, mas a polícia não gostou e todos grupos foram para a delegacia explicar a letra da música. Renato Russo, líder do Legião, fez ao delegado um discurso tão convincente pela liberdade de expressão que a turma foi liberada. A única condição era que eles fosse embora da cidade imediatamente e nunca mais voltassem. Todos aceitaram.

(R. Carvalho)

0 comentários:

Postar um comentário