quinta-feira, 24 de novembro de 2011

E essa tal Sustentabilidade?

              


Outro dia me perguntaram sobre sustentabilidade e resolvi deixar aqui meus pensamentos a respeito para que eu também possa, sempre que possível,  lembrar desse tema. Será que estamos ligados nessa idéia?

Da mesma forma que ainda amo escrever com lápis meus textos e aprecio uma boa leitura, uma boa música,   poemas e poesias, é através dessas artes que tento buscar o equilíbrio interno, penso que sem a natureza, não poderia apreciar as "pedras", metaforicamente escritas em versos por Carlos Drumond.  Mas o que isso tem haver? Na minha concepção...TUDO! 

Mas e aí, o que é Sustentabilidade? Arrisco a dizer de forma bem simples, que seria o equilíbrio da convivência entre o homem e o meio ambiente, ou seja, explorar o mesmo sem prejudicá-lo, cuidando dos aspectos ambientais, sociais e econômicos em busca de alternativas para sustentar a vida na terra sem prejudicar a qualidade de vida futura.  O desenvolvimento sustentável é uma tentativa de juntar os esforços de conservação da natureza de forma mutuamente benéfica para o bem comum das gerações presentes e futuras.

Na praticidade, a sustentabilidade é a exploração de recursos de maneira a prejudicar da menor forma possível esse equilíbrio entre meio e ambiente e biosfera: a reciclagem de lixo inorgânico, meios alternativos de transporte, reaproveitamento de materiais, compostagem de lixo orgânico, são apenas algumas práticas que representam muito bem o conceito de sustentabilidade. 

Aqui em BH/MG estamos fazendo a nossa parte. Quando vamos às compras não utilizamos as sacolas plásticas, cada um busca uma alternativa para carregar os produtos adquiridos ou utiliza sacola biodegradável. 

Aprendi sobre os 5 Rs e gostei muito:

Repense hábitos e atitudes
Reduza a geração e descarte de lixo
Reutilize e aumente a vida útil de um produto
Recicle e transforme o lixo em um produto novo
Recuse produtos que agridem a saúde e o meio ambiente

Percebo que no Brasil caminhamos lentamente em relação a sustentabilidade, mas os primeiros passos estão sendo dados...

(R. Carvalho)

0 comentários:

Postar um comentário