quinta-feira, 31 de março de 2011

Sociedade de consumo



Percebo cada vez mais, que consome-se exageradamente  num país onde a classe econômica  menos favorecida, ainda é a maioria. Estamos prosperando economicamente, mas as pessoas ainda não estão prontas para adquirir bens de consumo com inteligência.
A massa se deixa levar facilmente pelo prazer de "ter" e esquece a olhos vistos o "ser". Num mundo desenvolvido em que a oferta é maior que a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento de uma sociedade de consumo nasce diretamente do desenvolvimento industrial que em determinado momento, e pela primeira vez em muito tempo de nossa história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing agressivas e sedutoras, bem como as facilidades de crédito, seja das empresas industriais e de distribuição, ou do sistema financeiro. Com esse marketing cada vez mais agressivo em relação aos produtos de oferta, enche assim os "olhos" e anseios de toda uma sociedade ainda despreparada economicamente.
O desenvolvimento econômico é bom? Sim. O poder de compra é bom? Sim. Mas uma boa educação financeira seria bem vinda também. Você entra numa casa de classe média hoje, e a parte material está bem representada, todos os eletrodomésticos, uma alimentação mais farta, produtos antes inalcansáveis, e agora ali à disposição. Mas vai ver as prestações a perder de vista. Contas estouradas, cheque especial, dívidas e mais dívidas. E a educação dessa massa, está sendo bem representada? Falo de educação como um todo: educação financeira, educação moral, educação cívica, educação de boas maneiras e ética, princípios e valores.
Creio que uma boa forma de se fazer um consumo com inteligência está em educar nossas crianças desde logo, para crescerem mais aptas a saber lidar com a economia financeira individual, e assim no futuro quando cada um der sua mão ao outro, pelo menos uma boa parte da massa estará pronta para usufruir de bens materiais, e quem sabe não será tão grande a diferença econômica das classes sociais!
A educação, seja em que sentido for, foi, é e sempre será a base de sucesso de uma grande nação.


(R. Carvalho)

0 comentários:

Postar um comentário