segunda-feira, 28 de março de 2011

A Arte de Saber Liderar



Um amigo meu, advogado, outro dia me solicitou ajuda em relação a lidar com pessoas, no caso em questão, com seus colegas de trabalho, que agora são seus funcionários. Ele foi promovido e agora tem que liderar pessoas que antes eram os "amigos". Estava inseguro, pois algumas pessoas estavam boicotando o trabalho e não o respeitavam como chefe. Achei graça porque ele já foi dizendo: "Por favor me dê algumas dicas, mas não me fale em livros de auto-ajuda, quero soluções, se possível, faça uma apostila para mim.". É engraçado como as pessoas são urgentes em suas aflições.
Então fiz uma sondagem com este meu amigo, para tentar ajudá-lo de alguma forma. Na realidade, liderar pessoas e trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil e também não existe uma fórmula para tal, pois o ser humano é uma "caixinha" de surpresas e é movido por sentimentos. As pessoas nos dias de hoje, além de ter que lidar com seus sentimentos de ser humano,carregam consigo as pressões do dia-a-dia, com frustrações, com o querer sempre algo a mais, às vezes nem sabem o quê, mas querem algo. Além de que, todos parecem carentes de atenção. Foi então que comecei dizendo que seria uma boa o mesmo fazer uma reunião com os seus novos funcionários; nessa reunião, se possível, fazer uma café da manhã ou um lanche da tarde, como se fosse uma confraternização. Assim já começa uma aproximação, as pessoas gostam de ser solicitadas, chamadas e gostam de atenção, de se sentirem queridas. Dessa forma seria mais fácil começar seu "discurso" de novo chefe. É importante também saber o que falar e como falar. Informar aos mesmos que, ele agora era chefe e que gostaria de ser respeitado como tal, e que, para um bom desenvolvimento do trabalho, seria importante que todos estivessem do seu lado e comprometidos em desempenhar o papel de cada um com responsabilidade. Disse ao meu amigo também, que seria bom delegar funções a cada um, mostrando o quão importante eles são, depositar confiança e mostrar o quanto cada um é importante no seu papel. A pessoa que lidera deve procurar ficar perto dos seus, mostrando interesse, desenvolvendo o potencial de cada um e procurar reuinir periodicamente para discutirem juntos soluções. Isso não é tudo...é apenas o começo.
Penso eu que, existem características importantes em todo ser humano, independente de cargo, profissão ou de classe social. Humildade, carisma, competência e capacidade de liderar, são alguams dessas características apreciadas na hora de escolher uma pessoa para ser líder. O profissional com essa capacidade, demosntra que está apto para ocupar qualquer função e exatamente por isso, pode conseguir um cargo melhor na empresa, mais rápido do que outros que não possui essa habilidade.
Nunca devemos esquecer que somos artistas da vida...

(R. Carvalho)

0 comentários:

Postar um comentário